Por Sonia Jordão
A implantação da ISO 9001 oferece,
além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as
empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e
a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do
número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes. Serve ainda:
- Para atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) implantado e pedem o certificado de seus fornecedores.
- Para se preparar para crescer.
- Para trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais fácil.
- Quando há na organização atividades complexas.
- Quando é preciso treinar novos colaboradores.
- Se várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma.
A norma NBR ISO 9001 é aplicável a
qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da
organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em
melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que
existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro,
o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com
a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos
organizacionais.
As organizações precisam ser
lucrativas, pois uma organização não lucrativa pode falir. E se fechar vai
prejudicar não somente os funcionários da empresa, mas também as famílias
desses funcionários. Sem falar que prejudica também os clientes e a comunidade que
precisam da organização.
Algumas empresas têm clientes que
preferem comprar de empresas certificadas na ISO 9001. E como ela quer
continuar fornecendo para esses clientes, busca a certificação. Depois de
conseguir o certificado, a empresa percebe que a certificação valeu a pena, já
que obteve, entre outros, os seguintes benefícios:
- Melhoria na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências.
- Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que entende o porquê faz suas atividades e se motiva.
- Redução dos custos com qualidade (refugos, retrabalho, devolução).
- Aumento da competitividade, com custo mais baixo.
- Aumento na satisfação dos clientes.
- Aumento na rentabilidade.
Para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que
faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da
forma que são realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma
que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as
pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações
e melhorias, todos farão como está escrito. Obtem-se, então, uma padronização
da forma de se realizar os processos. Só que isso acontece elevando-se o nível de
cada processo, já que se padroniza a melhor maneira de se fazer o que precisa
ser feito.
Durante a implantação da norma cria-se também o hábito de registrar o que
se faz. Esses registros evidenciam a forma como foram realizadas as atividades,
para se ter um histórico do que aconteceu e para se obter dados importantes
para a tomada de decisão. Além disso, facilitam a programação das atividades
futuras melhorando a performance da equipe.
Uma norma
bem implantada leva a redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e
o desperdício. Também
leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das
vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados
da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas. A Organização planeja a
melhoria, implanta e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo
padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário,
atua-se no problema para solucioná-lo. Com isso, a empresa segue tornando-se
cada vez melhor.
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