Por Sonia Jordão
Por que razão uma pessoa, mais do que outras, é aceita como
líder dentro de um grupo? Em outras palavras, o que é liderança?
Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está
e levá-lo onde deveria estar. Ele ajuda as pessoas a entenderem os porquês e o
que devem fazer para chegar lá. Não apenas os profissionais de cargos de chefia
precisam tomar decisões, seus colaboradores também precisam, pois nem sempre
haverá um superior por perto quando for necessário. Assim, as empresas
vencedoras formam líderes em cada nível da organização.
O mundo vem passando por grandes transformações. O tempo de
uma grande transformação, antes da 1ª Guerra Mundial, era de aproximadamente 30
anos, reduziu-se para cerca de 9 anos, após a 2ª Guerra Mundial. Esse período
foi reduzindo, chegando a um ano e meio nos anos 80 e agora, em pleno século
XXI, estamos vivendo uma grande mudança em questão de semanas, horas, minutos e
até mesmo segundos!
Assim, é preciso saber o quê, para quê e ainda como motivar
a organização a mudar. Mas, não se pode esquecer que mudar e mudar para melhor
são duas coisas bem diferentes... Para levar as pessoas ao futuro, os líderes
devem descrevê-lo de forma clara, consistente e emocionalmente cativante.
Já as organizações que querem vencer devem assumir riscos,
querer romper com o passado e enfrentar mudanças árduas. Portanto, os líderes
devem mostrar às pessoas o motivo e a maneira de saírem de onde estão e juntos
se lançarem a uma nova expedição em busca do futuro. Mas não bastam palavras
para se expressar, são necessárias também ações.
No atual mundo globalizado, as empresas precisam mudar
constante e rapidamente e só conseguirão se seus líderes tiverem a capacidade
de enxergar quais mudanças são necessárias e como implementá-las. Líderes
precisam mostrar aos liderados qual a necessidade da mudança proposta.
Além de ser aberto a mudanças, para ser um bom líder é
necessário ter conhecimento sobre a própria função, aceitar as
responsabilidades do cargo e ter um bom relacionamento interpessoal. Líderes
conseguem extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhe autoridade para que possam
ter suas próprias idéias e agir de acordo com ela. Eles encontram os problemas
e apontam as soluções.
O líder às vezes precisa conseguir defender pontos
totalmente opostos, é preciso ter o que chamam de “jogo de cintura”. Por
exemplo, às vezes precisa defender os interesses da empresa junto aos
colaboradores e defender os interesses dos colaboradores junto à direção da empresa.
O líder só conseguirá isso se tiver empatia, ou seja, souber se colocar no
lugar dos outros, entender esse novo ponto de vista para, só então, defendê-lo.
Ser líder é diferente de ser administrador, este pode ser
nomeado sobre outros numa hierarquia, independentemente de possuir ou não as
qualidades requeridas. Por exemplo, você não pode ser um líder militar sem
coragem. Mas, existem muitos soldados com coragem que não são líderes.
O líder ideal é aquele que consegue reunir o máximo de
qualidades, entre elas: entusiasmo, integridade, imparcialidade, firmeza,
humildade, determinação, criatividade, flexibilidade, dinamismo. Além de tudo
isso, ele precisa ser ético, observador, saber se relacionar com os outros,
saber ouvir, saber desenvolver a equipe, ter visão de futuro e cercar-se das
pessoas certas. O ideal é que ainda seja carismático. Não se esquecendo que o
grande desafio de um líder é descobrir os potenciais líderes da empresa,
monitorá-los e fazê-los crescer.
Existem ainda diversas outras qualidades para o líder
ideal. Ser líder não é fácil e ninguém consegue ter todas as qualidades
necessárias. O importante é buscar ter o máximo possível das qualidades
citadas, mas é muito importante querer ser líder e conhecer seus pontos fortes
e fracos para poder se desenvolver e crescer como pessoa.
Quando se exerce a função de líder é importante trabalhar
com três necessidades básicas: realização da tarefa, formação e conservação da
equipe e desenvolvimento dos indivíduos. Para isso o líder deve exercer as seguintes
funções: definir a tarefa, planejar, dar instruções, controlar, avaliar,
motivar a equipe, organizar e dar exemplos.
Essas funções do líder abrangem diversos aspectos. É
necessário definir com exatidão o que deve ser feito e planejar todo o caminho a
ser percorrido, afinal, como Henry Kissinger afirmou: “Se você não sabe para
onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum”.
Sabendo qual o caminho a ser seguido, o líder passa para a
etapa seguinte: instruir sua equipe da maneira mais hábil possível. Porém,
mesmo depois de instruída, o líder deve controlá-la juntamente com os recursos
disponíveis, a fim de garantir o melhor aproveitamento dos mesmos. Todo esse
processo deve ser acompanhado de uma constante avaliação. Avaliar o processo e
as pessoas envolvidas é uma tarefa comum, apesar de nem sempre ser desempenhada
de maneira correta e eficiente. Precisamos ser duros com os problemas e não com
as pessoas.
Outra função constante no processo é a motivação, aspecto
que muitas vezes é deixado um pouco de lado, apesar de ser uma peça fundamental
para garantir a continuidade do entusiasmo da equipe. A melhor forma de motivar
as pessoas é através de elogios sinceros. Motivação tem muito em comum com
treinamentos. Treinar não significa ensinar algo novo, mas sim melhorar o que
já se faz direito. E, para isso é preciso estar motivado. Roberto Shinyashiki
disse uma vez que: “Os verdadeiros campeões sabem motivar, orientar e
acompanhar o seu time, pois estão conscientes de que dependem dele para
alcançar as vitórias”.
A próxima função da qual o líder é responsável é a
organização, que abrange a estruturação, ou reestruturação. Ao organizar
trabalha-se com a administração, com os sistemas e com a administração do
tempo. Finalizando, liderança inclui dar exemplos. O líder precisa lembrar que
nunca vai deixar de ser um exemplo, simplesmente porque as pessoas que
trabalham com ele sempre observarão que ele é, o que faz e o que diz.
Cada dia mais as empresas procuram profissionais éticos,
portanto agir corretamente hoje, não é só uma questão de consciência, mas um
dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e
sólida. Existe empresa excepcional? Competitiva? E à prova de crise? Existe.
São empresas em constante transformação e comprometidas com a excelência em
serviços e para isso precisam de líderes...
Sonia
Jordão é especialista
em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos
publicados. Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças
num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder
explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex?
Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e
“Ser + com palestrantes campeões”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário