Por Sonia Jordão
Nessa etapa é importante não só executar a limpeza do ambiente, mas também mantê-la. É chegada a hora de educar para não sujar e zelar por tudo que é de nossa responsabilidade.
Ter senso de limpeza significa ter cuidado, eliminar a sujeira para manter o ambiente limpo. O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Além de limpar, precisamos identificar fontes de sujeira e as respectivas causas, para podermos bloqueá-las. O senso de limpeza é indispensável no refeitório e nos banheiros.
Assim, quando se realiza a fase da Limpeza, verifica-se a situação geral da organização. Nesse momento, é possível detectar sujeiras e outros aspectos que possam agredir o homem e o meio ambiente.
Veja algumas dicas para começar a implantar o 3º S:
- Marque e implante o “Dia da Limpeza”.
- Defina as regras para a manutenção da limpeza.
- Defina locais para a coleta de lixo.
- Estude a possibilidade de realizar a coleta seletiva.
- Estimule os colegas a manter a limpeza obtida, evitando:
- Que sejam guardadas ferramentas sujas.
Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.
- Que haja vazamento em equipamentos.
- Que áreas de alimentação e banheiros fiquem sujos.
- Que trabalhem com roupas imundas.
Todos devem se comprometer com a limpeza de cada um e com a limpeza das áreas comuns. O sucesso dessa fase dependerá de todos.Após implantado, é chegado a hora de verificar se o 3º S foi realmente executado de forma eficiente. Pense nas seguintes perguntas:
- As paredes estão limpas?
- Os colaboradores realizam diariamente a limpeza do seu local de trabalho?
- Os computadores estão limpos?
- As plantas existentes no ambiente estão adequadamente tratadas?
- O piso está limpo e bem conservado?
- Existe poeira sobre os armários, escrivaninhas e/ou bancadas?
- A apresentação pessoal (uniforme/vestuário) demonstra asseio?
- Maior durabilidade dos equipamentos.
- Redução do índice de acidentes de trabalho.
- Ambiente mais higiênico.
- Ambiente de trabalho agradável e saudável.
- Diminuição do desperdício.
- Prevenção de poluição.
- Melhoria da imagem interna e externa da empresa.
Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao
Nenhum comentário:
Postar um comentário