É bíblico. Muito antes de Cristo já se falava em sete anos de fartura e
sete anos de fome. Também está escrito que todas as coisas têm seu tempo, que
existe tempo para se adquirir e outro para se perder. Um ditado popular diz que
depois da tempestade sempre vem a bonança. Portanto, não é novidade que vivemos
constantemente fases boas e outras ruins; que crises são uma constante em
nossas vidas, sempre existirão. Na China, crise é sinônimo de oportunidade.
É sabido que para conseguirmos obter resultados diferentes precisamos
mudar nossas atitudes. E como agir em momentos ruins? Primeiramente, precisamos
entender que na vida sempre há altos e baixos, pois isso nos dará força para
passar pelos maus momentos. Teremos, também, o conforto de saber que isso passa
e provavelmente chegaremos mais facilmente aos bons momentos. É claro que aí
não poderemos nos esquecer que a fase boa também passará e, assim,
economizaremos para as fases ruins.
Agora, como transformar crises em oportunidades? Precisamos identificar
o que não conseguíamos fazer em tempos de vacas gordas e aproveitar os tempos
de vacas magras para realizar. Por exemplo, se não conseguimos tirar férias
quando temos muito serviço, poderemos aproveitar para descansar e nos preparar
para épocas com muitas atividades. É também um ótimo momento para darmos
atenção especial aos nossos clientes, afinal, no core-corre do dia-a-dia,
muitas vezes não damos um atendimento da forma que é preciso. Não podemos nos
esquecer, também, que é uma excelente época para planejarmos nossas atividades
e, claro, cuidarmos dos treinamentos e principalmente da saúde. São atividades
importantes e que costumam ser deixadas de lado por falta de tempo. Enfim, é
aproveitarmos os tempos de calmaria para nos prepararmos para os momentos de
sufoco.
Vejo muitos empresários aproveitando a desculpa de que tem uma crise
para demitir parte de seus profissionais. É mais fácil justificar a demissão. O
que precisamos saber é que, nessas horas, os bons profissionais, aqueles que
são as estrelas, que carregam a empresa, não são demitidos. Geralmente, sai
primeiro aquele profissional que não faz tanta diferença. Portanto, se você foi
um dos demitidos procure analisar onde errou. Agora, se você ficou saiba que
provavelmente terá mais serviço a fazer. Em momentos de crises é preciso
aumentar a produtividade a qualquer custo, já que só sobrevivem as empresas que
forem mais rápidas em suas decisões e mais produtivas. É preciso ouvir nossa
intuição e ter agilidade. Nessas situações, é preciso manter a cautela, mas não
podemos ter medo de realizar ações ousadas. Vamos acreditar que é possível
atingir as metas, desde que se arregacem as mangas.
Pesquisas mostram que os profissionais brasileiros são criativos e os que
mais vestem a camisa da empresa onde trabalham, principalmente, em momentos
críticos. Sabemos que em tudo na vida sempre existirão pontos positivos e
negativos. Aquelas pessoas que só sabem reclamar e justificar serão sempre
perdedoras, enquanto outras irão comemorar. Aí é o momento de cortar os
supérfluos, ter calma, equilíbrio e cabeça fria para evitar entrar em pânico.
Também é preciso rever os processos e as estratégias e ainda redimensionar os
investimentos para manter a rentabilidade do negócio.
É tempo de fazer avaliações profissionais, pessoais e dos negócios.
Sabemos que nem todos os segmentos de mercado serão afetados pela crise e
aqueles que forem afetados também serão em intensidades diferentes. Então, se
você tiver um diferencial poderá nem sentir o problema. Enquanto uns focam os
problemas, outros buscam as soluções. E, se a vida te der um limão, faça dele
uma limonada.
Não importa se somos uma pessoa ou uma empresa, sempre é possível
aproveitar os momentos ruins e aprender com eles. Se você perseguir a
excelência, certamente irá sobreviver. Tire a letra s da crise e crie.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante
e escritora, com centenas de artigos publicados. Autora dos livros:
“A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora,
Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? –
Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”.
Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.
Site: www.soniajordao.com.br www.tecerlideranca.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe inicio a leitura foi bem estimulante, parabéns, mais com o prosseguir da leitura vi que o seu publico engloba APENAS pessoas bem sucedidas. Pensei que esse porte fosse uma boa fonte de conselho de como conseguir "escapar da crise". Pouco interessante.
ResponderExcluir