terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pontos básicos para uma liderança eficiente

Cada dia mais as organizações procuram profissionais éticos. Portanto, agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida. Tem credibilidade aquele que age eticamente.
Imagine, por exemplo, um líder que rouba idéias de seus colaboradores. Veja os seguintes questionamentos: 
  • Qual exemplo ele dá com tal atitude? Líderes precisam ser exemplares. 
  • Líderes devem ser amigos de seus colaboradores, mas que amigo é esse? 
  • Como conseguir que um colaborador fique motivado para chegar aos resultados esperados se o líder faltar com o respeito?
Poderia citar várias outras questões, mas, para mim, alguém com essa atitude não merece ser chamado de líder. Mais dia menos dia essas atitudes acabam sendo descobertas. Como diz o ditado popular: mentira tem pernas curtas.
Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais, em relação às questões éticas, pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto: a imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança.
A importância da ética nas organizações cresceu com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Agora, mais difícil do que fazer o certo é descobrir o que é certo fazer.
Mas afinal, o que é ser um profissional ético? Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, estar tranqüilo com a consciência pessoal e, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: 
  • Ser honesto em qualquer situação. 
  • Ter coragem para assumir decisões. 
  • Ser tolerante e flexível. 
  • Ser íntegro. 
  • Ser humilde.
Integridade é uma característica fundamental em um líder, pois é através dela que as pessoas passam a acreditar nele. Bons líderes falam a verdade, não se escondem atrás de máscaras ou de meias-verdades. Além disso, confiança é essencial em todos os relacionamentos humanos: como seguir alguém em quem não confiamos?
Organizações não são apenas entidades jurídicas. Elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou o fracasso da organização.
As pessoas realmente prestam mais atenção ao que seus líderes fazem, do que ao que eles dizem. Portanto, tome cuidado com suas ações. Não importa o que estiver fazendo, faça como se muitas pessoas estivessem observando. É impossível pensar que alguém consiga ser um líder sem dar exemplos.
As pessoas sempre vão observar o líder, irão ver quem ele é e o que faz, assim como o que diz. Uma das palavras-chave em liderança é credibilidade. Você sempre tem que fazer o que prometeu.
Finalmente devemos pensar de acordo com o que disse Ptah Hotep: “Se tiveres que ditar a conduta aos outros, fazei com que a tua própria conduta seja irrepreensível”.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Para ser um bom líder é preciso ter nascido líder?

Tenho ouvido por diversas vezes uma pergunta: as pessoas nascem líderes ou se desenvolvem como tal? Dá para ser um bom líder sem ter nascido com essa habilidade? Em minha opinião, existem pessoas que nascem com excepcionais dons de liderança. Conseguem levar pessoas aonde querem sem grandes esforços. Estas poderão se desenvolver e se tornarem grandes líderes, até a serem líderes mundiais de grande calibre. Aliás, você só consegue ser um grande líder, desses que se destacam, que deixam sua marca na humanidade, assim como Gandhi, Mandela, João Paulo II e outros, se nascer com esses dons, se for um líder nato. Porém, para ser um bom líder de equipe nas organizações você não precisa ter nascido com essas características. Você pode trabalhar características fundamentais e se tornar um bom líder de equipe. A liderança pode ser aprendida.
Ser líder é diferente de ser administrador, gerente ou chefe. Liderar é influenciar pessoas, administrar é lidar com recursos tecnológicos, materiais, físicos, financeiros; lidar com papéis, coisas, processos. Um chefe pode ser nomeado numa hierarquia, independentemente de possuir ou não as virtudes necessárias.
São vários os conceitos de liderança, já que liderar é algo muito abrangente. Liderança é uma arte. É a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade. É ser capaz de influenciar o outro. Líderes especiais conseguem extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhe autoridade para que possa ter suas próprias idéias e agir de acordo com elas. E mais: devem saber ouvir, acabando, assim, com uma característica de alguns antigos “chefes”: a onipotência.
Um dos atributos principais da liderança é a capacidade de administrar, de defender assuntos de sentidos opostos. Por exemplo, você precisa defender os interesses da organização junto aos colaboradores e ainda os interesses dos colaboradores junto à direção da organização. Então, se quiser conseguir isso procure ter empatia, ou seja, saber se colocar no lugar dos outros, entender o ponto de vista dos outros para assim conseguir defendê-los.
Os líderes mais eficazes são aqueles capazes de adaptar seus estilos às exigências de uma situação ou grupo específico. É óbvio que também será de extrema ajuda a aquisição do conhecimento técnico e profissional. No entanto, ter conhecimento apropriado não basta para qualificá-lo como líder. Isso é necessário, mas não suficiente.
 A propósito, a liderança é uma característica a ser desenvolvida. O líder não nasce pronto. Ela pode ser aperfeiçoada desde que se tenha como premissas básicas o “foco nos objetivos” e a “vontade de ajudar o outro”, resgatando o potencial de cada indivíduo e estimulando-o favoravelmente.
Aliás, os verdadeiros líderes conseguem tocar o coração das pessoas antes de pedir ajuda. Existem líderes que, diante de um grupo de pessoas, só vêem um grupo. Mas os grandes líderes, diante de um grupo, enxergam pessoas distintas, cada qual com suas aspirações, cada qual querendo viver, cada qual querendo mostrar suas competências.
Enfim, a liderança nasce com a pessoa ou pode ser desenvolvida? Acredito que algumas pessoas nascem com características de liderança. E estas, quando desenvolvem, aperfeiçoam essas características conseguem se tornar grandes líderes quando adultos. Mesmo assim, a liderança pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que quiser, mesmo não tendo nascido com esse dom. Porém, para isso é preciso ter vontade, esforço e muita dedicação.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Para ser líder é preciso estar preparado

Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder. Há quem prefira dedicar mais tempo à vida particular que ao trabalho. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em qualquer situação. Se esse não for o caso, pode-se contribuir com a equipe individualmente, ajudando no crescimento e no sucesso sem ter essas responsabilidades.
Para se sentir preparado busque conhecer todos os problemas pessoais e profissionais e gerencie suas soluções. Você pode, por exemplo, ter uma dívida e planejar seu pagamento, não pode é simplesmente esquecer a dívida. Ter problema não é problema. Problema é não conhecê-los e não gerenciá-los.
Você já reparou quantas novas profissões e especializações surgem a cada ano? Até bem pouco tempo atrás tínhamos pouquíssimas profissões, poucas opções de escolha. Mas o conhecimento também proporciona escolhas. Cada dia mais nós somos forçados a decidir o que queremos ser.
Agora, se você preencher o requisito básico da disponibilidade de aceitar responsabilidades, não se renegue como líder em potencial. Coloque-se no lugar certo e aguarde o melhor momento. O importante é parecer confiante, mesmo se esta não for a realidade em seu interior. As pessoas não irão perceber e poderão valorizá-lo pelo que você aparenta. Agora, procure se preparar o melhor possível sempre, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiança irá transmitir aos outros.
Você pode se considerar preparado e se dizer um bom líder quando:
• Souber exatamente o que todos da equipe devem fazer.
• Conseguir definir metas difíceis, mas realizáveis para todos da equipe.
• Tiver condições de avaliar as metas de maneira fácil.
• Todos os membros da equipe souberem exatamente o que devem fazer.
• Tiver escrúpulos e for um exemplo para a equipe.
• For imparcial, justo e tratar os membros da equipe como iguais.
• For responsável.
• Interessar-se sinceramente pelos membros da equipe.
• Confiar e apoiar os membros da equipe.
• Conseguir ser flexível e ajustar seu estilo de liderança às circunstâncias.
• Incentivar e reconhecer os progressos e êxitos de todos na equipe.
• Conseguir se adaptar às metas da equipe quando necessário.
E quanto à aposentadoria? Você acha que ela representará o fim de sua vida de trabalho? E se ela ocorrer na faixa dos seus 50 anos, você está preparado para ficar até os 90 anos sem nenhuma atividade profissional? E o que você irá fazer quando esse momento chegar? Já pensou nesse assunto?
Mesmo que seja por causa das necessidades econômicas, sua vida profissional deverá continuar. Por mais que as pessoas invistam em seus planos de aposentadoria, somente um número muito reduzido delas poderá viver sem alguma forma de rendimento extra. Cada dia mais nós temos a possibilidade de chegar aos 100 anos com lucidez. Os pesquisadores de medicina, juntamente com os da engenharia genética, estão possibilitando que isso se torne realidade.
Fique atento, porque não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder você precisa trabalhar muito e duro. Lembre-se de que os líderes exalam autoridade e esta precisa ser conquistada.
Pense sobre tudo isso e procure estar preparado!
Extraído do livro de Sonia Jordão A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

sábado, 5 de setembro de 2015

O relacionamento do líder com seus clientes

“Se no final das contas é o cliente quem efetivamente aponta o caminho, quem indica as mudanças necessárias e quem viabiliza a satisfação de todos os interessados na empresa, por que tão poucas pessoas e empresas estão dispostas a ouvi-lo?” (Letícia Colombini)
Reflita se você conhece as respostas para as seguintes perguntas: Quem são seus clientes? Quantos de seus clientes compram regularmente os produtos da Empresa em que você trabalha? Como anda a concorrência? Quais são os 20% de seus clientes responsáveis por 80% de suas vendas? Quanto mais você conhecer seus clientes, mais poderá agregar valor aos produtos ou serviços que comercializa. Ouça seus clientes, vá até eles, comunique-se com eles.
Cada dia mais os clientes possuem necessidades diferentes. Suas expectativas hoje não são mais as mesmas de ontem, nem serão as mesmas de amanhã. Como as organizações precisam dos clientes para sobreviver e os líderes precisam das organizações para se realizarem profissionalmente, todos os líderes precisam se relacionar bem com os clientes da organização onde trabalham.
Quando trabalhar na área de vendas, procure individualizar o tratamento dado ao cliente, criar diferenciais que agreguem valor à organização. E nada melhor que um bom relacionamento com ele para conseguir isso. Aliás, procurar individualizar o tratamento dado ao cliente é fundamental. E o ideal é criar relações duradouras com eles. Essa é uma responsabilidade de todos na organização. O cliente quer se sentir importante e ser bem tratado por todos na organização.
Agora, atenção. A maneira como os colaboradores são tratados por seus líderes tem influência direta sobre o modo como eles tratam os clientes. E procure se lembrar do que disse Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart, maior rede de varejo em todo o mundo: “Clientes podem demitir todos de uma Empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.
Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada. Os cidadãos, agora mais conscientes, querem que o setor público melhore seus serviços. Por isso, também os regulamentos de segurança estão ficando melhores. O fato é que o interesse pela excelência cresce a cada dia no mundo inteiro, fazendo com que as organizações procurem programas de melhoria de qualidade. Estão constatando que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica sua imagem diante do cliente. Atendimento, do ponto de vista do cliente, é tudo aquilo que ele puder sentir ou perceber, inclusive tocar, ouvir, ver, segurar, usar, cheirar, provar o gosto, etc. E como cada pessoa percebe as coisas do seu jeito, a mais alta qualidade somente será possível com o atendimento diferenciado.
Quando se atende às necessidades, expectativas e desejos do cliente, a empresa está trabalhando com qualidade. A satisfação do cliente e a qua¬lidade estão intimamente ligadas.
Mas, como saber o que o cliente deseja e necessita? Só mesmo perguntando a ele. Ouvir o cliente é um ponto de partida fundamental e deve ser uma atitude permanente. Se o cliente pensar que foi mal atendido provavelmente irá procurar refúgio no seu concorrente. E é muito mais caro recuperá-lo do que simplesmente mantê-lo. É bom ter consciência que os clientes não esperam que as empresas sejam perfeitas. Porém, querem que elas solucionem qualquer problema que possa ocorrer.
Extraído do livro A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.
 
 
 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O líder e sua equipe

Equipes ou grupos de trabalho são criados porque existe uma tarefa a ser realizada, que é muito grande para ser feita por uma única pessoa. Um grupo pode ser chamado de equipe se tiver um objetivo comum.
Os resultados dos trabalhos em equipe são notáveis. Pessoas que trabalham em equipe são mais produtivas, produzem trabalho de qualidade superior, sentem maior satisfação com o trabalho e deixam os clientes mais satisfeitos.
Equipes são formadas por pessoas comprometidas e com um objetivo comum. Uma equipe nunca é igual à outra. A diferença está nas pessoas que a compõem, em seus objetivos e no seu tempo de duração.
Agora, para uma equipe funcionar bem é preciso que seja capaz de andar por suas próprias pernas. Ela precisa de todos, mas tem que ser independente, tem que ser capaz de atingir seus objetivos se algum de seus membros não estiver presente.
Para formar uma boa equipe é necessário que seus membros tenham competência técnica e executem corretamente a tarefa que lhes é conferida. Além disso, precisam de um líder facilitador para a obtenção dos resultados.
Hoje, além de dinâmico e audaz, espera-se que o líder seja empreendedor e criativo, para trabalhar como membro da equipe ao lado dos demais colaboradores: alguém que saiba dividir as vitórias. O líder deve exercer o papel de educador, sempre preocupado em aproveitar o potencial e o talento de cada membro da equipe, aproveitando ao máximo as competências individuais.
O segredo de uma boa equipe começa na habilidade e no carisma do líder. Quem não quer trabalhar para um bom líder? Você fica muito mais motivado a realizar suas tarefas se respeita e admira o líder da equipe.
Dentro da equipe, o líder tem algumas atribuições específicas:
  • Divulgar as metas e mantê-las à vista da equipe. 
  • Oferecer orientação, sem retirar a responsabilidade pela ação. 
  • Alertar a equipe quando ela sai do rumo. 
  • Ajudar a equipe a lidar com questões alternativas. 
  • Desenvolver a capacidade de melhorar a qualidade na produção. 
  • Verificar junto aos membros da equipe quais as necessidades de treinamento e desenvolver um planejamento para a concretização destes treinamentos. 
  • Aconselhar os membros da equipe quando ocorrem conflitos interpessoais. 
  • Assegurar-se de que a equipe tem os recursos de que precisa para realizar o trabalho. 
  • Interagir com a equipe técnica para assegurar um apoio adequado. 
  • Orientar a equipe para trabalhar em sua ausência. 
  • Desenvolver a capacidade de liderança dos membros da equipe. 
  • Ajudar a equipe a se tornar tão auto-suficiente quanto possível. 
  • Dar feedback para os membros da equipe.
Busque oferecer apoio para a equipe. Verifique se ela precisa de você durante a execução da tarefa. Procure:
  • Deixar que a equipe tome a decisão. 
  • Aprender a dizer não. 
  • Ser paciente. 
  • Não desistir ao primeiro sinal de resistência. 
  • Manter seu foco em treinar e desenvolver a equipe. 
  • Envolver-se em projetos que beneficiam toda a empresa. 
  • Aceitar quando os membros de sua equipe aparecerem com um plano melhor do que o seu.
Reflita sobre tudo isso e trabalhe com equipes produtivas.
Extraído do livro “A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.
 
 
 
 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CONADINT: Amostra de palestras.

Hoje, dia 3 de setembro, entre 08 e 22 h você poderá assistir a duas magníficas palestras gratuitamente. São elas:
• ISO 9001:2015 – Prepare-se para as mudanças! Por meio de um debate interessante, as sócias da Tecer – Andreia Gonçalves, Sonia Jordão e Vilma santos esclarecem as principais mudanças que a norma ISO 9001 trará, em sua mais nova versão, que será publicada, oficialmente, nesse mês de setembro...


• Como vender sem parecer chato, insistente ou mentiroso, com Sandro San. Não perca a oportunidade de desenvolver ou aumentar suas habilidades de vendas e sair na frente.
Se você que já é uma congressista do Conadint já recebeu os links para ter acesso às palestras, mas se ainda não é dá tempo de cadastrar-se e assistir. Use os links abaixo para isto.
 
Espero você lá!
www.conadint.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Líderes precisam ser exemplares

“Com seu exemplo de vida e conduta, você prega um melhor sermão do que com suas palavras” (Oliver Goldsmith, médico e escritor irlandês).
É difícil pensar que alguém consiga ser um líder sem dar exemplos. As pessoas normalmente observam o líder, e procuram ver quem ele é e o que faz, assim como o que diz. Uma das palavras-chave em liderança é credibilidade. Você sempre tem que fazer o que prometeu; e não peça para os colaboradores fazerem coisas que você próprio não faria.
Cada dia mais as organizações procuram profissionais éticos. Portanto, agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
Líderes não temem aproveitar boas idéias e não dizem que essas são suas. Mais do que isso: não temem falar para todo mundo que a idéia foi de um colaborador. Saber reconhecer os talentos, prestar atenção no que o colaborador está fazendo e valorizar o esforço dele são práticas comuns aos líderes.
Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.
A importância da ética nas organizações cresceu com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. A disputa por cargos cresceu e com isso o desejo de se sobressair a qualquer custo. Nos últimos anos as organizações viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira.
Mas afinal, o que é ser um profissional ético? Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a própria consciência. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: 
  • Ser honesto em qualquer situação. 
  • Ter coragem para assumir decisões (mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria). 
  • Ser tolerante e flexível (muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes). 
  • Ser íntegro (isso significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos). 
  • Ser humilde (só assim a gente consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe).
Organizações não são apenas entidades jurídicas, são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou o fracasso da organização.
É fundamental saber que para liderar de forma eficiente, pelo exemplo, o líder precisa ter modéstia e se possível ter humildade, a qualidade mais rara de todas entre os líderes – e encontrada somente nos melhores.
Discurso de motivação é sempre uma coisa positiva e recomendações escritas podem ter algum efeito, mas as pessoas realmente prestam mais atenção ao que os altos executivos e seus líderes fazem, do que ao que eles dizem. Geralmente observamos mais os maus exemplos do que os bons, por nos chamarem mais a atenção. Portanto, tome cuidado com suas ações. Não importa o que estiver fazendo, faça como se muitas pessoas estivessem olhando. Por tudo isso, demonstre envolvimento com as mudanças que quiser implementar para conseguir ter sucesso.
Finalmente devemos refletir sobre a frase de Peter Druker: “Primeiro você tem de perguntar o que é certo, depois o que é possível – sempre nesta ordem”.
Extraído do livro A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T&D” e “Ser + com palestrantes campeões”.