quarta-feira, 4 de maio de 2016

Reavaliando sua carreira

Há alguns anos, aposentadoria consistia em preparar-se para a morte. Hoje, o ponto de partida para uma nova fase na vida. Se você estiver preparado, pode ser emocionante. A expectativa de vida aumentou e muito.
Analise os seguintes questionamentos e veja quais perguntas você ainda precisa responder. Ao fazer essa análise e pensar no que fazer para que todas as respostas sejam positivas, você dará um grande passo rumo ao crescimento: 
  • Seu planejamento de carreira está preparado? 
  • Você é capaz de atender bem seus clientes? 
  • Você está motivado para vencer as adversidades profissionais? 
  • Você sabe quais são seus pontos fortes e fracos? 
  • Sua capacidade de liderança está bem desenvolvida? 
  • Você sabe vender bem a sua imagem? 
  • Seu marketing pessoal está bem estruturado? 
  • Seu currículo está adequado às exigências do mercado? 
  • Já teve algum feedback sobre sua performance em entrevistas? 
  • Estão claras em sua mente quais são suas competências pessoais? 
  • Já definiu os próximos cursos a serem feitos e se programou para eles? 
  • Você consegue administrar bem o seu tempo? 
  • Você tem condições de fazer uma apresentação em público? 
  • Sua administração financeira pessoal é eficaz? 
  • Já planejou sua segunda profissão após os 50 ou 60 anos de idade? 
  • Consegue usar adequadamente os recursos que tem disponíveis? 
  • Está preparado para enfrentar e implementar mudanças? 
  • Consegue ajudar a organização onde trabalha a solucionar os conflitos e melhorar o relacionamento entre os colaboradores? 
  • Está preparado para enfrentar uma avaliação 360º? 
  • Você já pensou se não é um agente de desmotivação dos membros de sua equipe de trabalho? 
  • Consegue atingir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?
Procure alguém que possa ser seu mentor, coach ou sponsor (o nome não é tão importante, mas o resultado sim) e cresça como profissional! Obtenha apoio para o seu crescimento dentro da atual empresa ou prepare-se para buscar novas oportunidades no mercado. Busque seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Se não tiver ninguém do seu relacionamento com as características adequadas para ser seu coach, contrate alguém que atenda suas exigências. Eu mesma faço esse trabalho, inclusive pela internet e por telefone. Conheça os benefícios que uma consultoria pessoal pode fazer por sua carreira. Geralmente os investimentos são compatíveis a cada profissional.
Através de um levantamento da situação atual é possível buscar soluções eficazes e, após um diagnóstico, traçar um plano de ações para se atingir o sucesso almejado.
Além de ajudar a avaliar sua situação atual, é possível dedicar-se ao desenvolvimento humano, ministrando treinamentos comportamentais e gerenciais. O consultor precisa utilizar todo seu conhecimento, experiência e habilidades quando for ajudar o profissional a ter o sucesso desejado.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados. Autora dos livros: "A Arte de Liderar" - Vivenciando mudanças num mundo globalizado, "E agora, Veceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo", "E agora, Livia? - Desafios da liderança" e de "E agora, Alex? - Liderança, talentos, resultados". Co-autora dos livros "Ser + com T&D" e "Ser + com palestrantes campeões".
         www.tecerlideranca.com.br