terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Considerações sobre críticas e erros

Pensando em histórias de críticas, construtivas ou não, faço algumas considerações sobre o assunto. Espero que possam ajudá-lo a crescer como profissional e Ser Humano.
Quando participei do processo de implantação da ISO 9001 em uma indústria, aprendi que, quando se fala em qualidade, os erros são uma excelente oportunidade de melhoria. Estamos sempre em busca de excelência e quando a alcançamos, mais que depressa, descobrimos novas oportunidades de melhorias.
Acredito que isso deve, também, ser aplicado a nós mesmos. Costumo dizer que "o maior desafio do Ser Humano é a melhoria contínua". Precisamos nos acostumar a ouvir todo tipo de críticas e considerá-las como oportunidades de crescimento pessoal.
Passei por uma avaliação 360º que me marcou muito. Naquela época, se não tivesse escutado as críticas não teria crescido tanto como pessoa. É claro que ainda estou longe de alcançar as melhorias que pretendo, mas pode ter certeza que já mudei muito e para melhor.
Tem um provérbio que diz: “Se uma pessoa disser que você é um cavalo, sorria. Se duas pessoas disserem que você é um cavalo, pense a respeito. Se três pessoas disserem que você é um cavalo, vá e compre uma sela.”
Você pode mudá-lo para qualquer característica pessoal mencionada a seu respeito. Podem dizer, por exemplo, que você é alegre ao invés de que é um cavalo. O importante é acreditar que quando várias pessoas dizem algo a seu respeito isso, possivelmente, pode ser verdade. Por isso, se achar conveniente, mude. Com certeza, essa mudança poderá conduzi-lo para o caminho da excelência.
Finalmente, considere as frases abaixo como uma ajuda: “É sempre útil aprender com os próprios erros, pois assim parece que valeram a pena”. (Garry Marshall)
“Fique satisfeito quando descobrir que cometeu um erro, ou quando os outros apontarem seus erros para você. Você precisa ver seus erros, para poder fazer algo a respeito deles”. (Claus Moller)