terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você já tem uma missão definida?

Por Sonia Jordão

“É necessário que o mundo depois de ti seja algo melhor porque tu viveste nele”. (Stanley)

Vejo muitas pessoas e organizações que não têm uma missão, ou seja, não possuem uma razão para viver. Por isso não sabem como agir quando determinada situação exige alguma mudança ou quando ficam sozinhos. É fundamental responder à pergunta: qual é o propósito de permanecer vivo? A resposta será sua missão.
Um dia escutei a frase citada no início e a achei maravilhosa, a partir daí passei a pensar no que poderia fazer para que o mundo fosse melhor, como deixar minha marca? Busquei me conhecer para ver se minhas ações eram as mais corretas. Com o passar dos anos, vi que primeiro precisava mudar a mim mesma, tornar-me uma pessoa melhor e hoje acredito que até morrer buscarei melhorias em meu comportamento e em minhas atitudes. Quero desenvolver e valorizar minhas virtudes e minimizar meus defeitos. Acredito que o maior desafio do ser humano seja a melhoria contínua.

Deve existir um sentido melhor para nossas vidas, podemos, por exemplo, aprender a amar melhor, a sermos menos egoístas. Precisamos economizar mais em prol do meio ambiente, agirmos menos segundo a “lei de Gerson”, parar de dar um jeitinho. É fundamental respeitarmos mais o próximo, melhorar nossos relacionamentos e aprendermos a administrar bem os conflitos.

Quando temos consciência de que, através do trabalho, realizamos algo para cumprir nossa missão ficamos motivados e desenvolvemos uma força extra, capaz de nos mover rumo ao “cume da montanha”. Então, as dificuldades encontradas serão como simples pedras no meio caminho.

Pessoas como Mahatma Ghandi, Irmã Dulce e Nelson Mandela lutaram com todas as suas forças para cumprirem suas missões. Era o que os levava a não desistir nunca e a resistir a qualquer tipo de pressão. Podemos não ter uma missão tão nobre como a dessas pessoas, mas o importante é que encontremos um sentido para nossa existência.

Minha missão continua sendo fazer deste um mundo melhor. Como o mundo é muito grande, pensei em lutar para que o Brasil seja melhor. Quando fui analisar melhor, cheguei à conclusão que isso também é muito para mim. Então, pensei em fazer a minha parte ajudando a motivar os profissionais, mostrar a importância de eles agirem de forma ética, serem melhores líderes e profissionais cada vez mais competentes em suas áreas de atuação. Acredito que dessa forma teremos empresas melhores, possivelmente cidades melhores e, conseqüentemente, um país melhor.
  • Não adianta nada escrever uma missão bonita e não lutar por ela. É importante divulgar a missão, assim os outros poderão te ajudar a atingir seus propósitos. Nas organizações, além de definir, é preciso comunicar a todos os colaboradores qual a missão e verificar se a entenderam. Caso contrário, eles serão como simples máquinas, executando o que lhes é indicado, mas sem saberem por que e para quê. Vejam abaixo alguns exemplos:
    Os funcionários de uma empreiteira trabalhavam felizes porque não estavam simplesmente construindo uma nova estrada. Estavam levando o progresso para uma pequena cidade do interior.
  • Ajudantes de pedreiros cantavam enquanto trabalhavam. Eles não estavam fazendo e carregando concreto, mas sim construindo uma escola e, conseqüentemente, ajudariam a melhorar a educação dos jovens daquela cidade. Enquanto um pedreiro coloca um tijolo na parede outro constrói uma catedral.

Procuro fazer a minha parte, pois acredito que se cada um fizer o que estiver a seu alcance, teremos sim um mundo melhor de se viver. Para ajudar na minha missão, meu site não mostra somente o que faço. Nele estão disponibilizados artigos de diversos profissionais, inclusive de alguns que podem ser considerados meus concorrentes (hoje são mais de 40 artigos de 26 autores diferentes), com o intuito de ajudar as pessoas a serem melhores profissionais.

E você já tem sua missão? Está agindo de acordo com ela ou é uma missão só para os outros verem? O que está fazendo para divulgar seus propósitos?

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Blog: http://soniajordao.blogspot.com

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao

Nenhum comentário:

Postar um comentário